Posted by : StarChan Oct 8, 2016


"Living an authentic life"
Ficha Técnica:
Nome:
Authenticgames - Vivendo uma Vida Autêntica
Autor: Authenticgames (Marco Túlio)
Editora: Astral cultural
Ano: 2016
Número de páginas: 160
Impressão: PROL Gráfica (Miolo em papel Offset Lux Cream 90g e Capa em papel Cartão Triplex 300g)
Categorias: Autobiografia, Humor e Internet.
Sinopse: O mineiro Marco Túlio sempre foi apaixonado por games. Tão apaixonado que decidiu enfrentar a timidez e criar um canal no YouTube para falar dos jogos de que gostava. Com seu jeito simples e engraçado, Marco Túlio transformou o AuthenticGames em ponto de encontro para quase 4 milhões de crianças e adolescentes. É lá que eles trocam ideias, aprendem estratégias secretas sobre Minecraft e acompanham as séries exclusivas. Neste livro, os fãs vão saber como surgiu o projeto do canal, quem são os amigos da internet que o Authentic levou para a vida real e muito mais! Um dos youtubers mais amados do Brasil conta todos os seus segredos. Mais de 1 bilhão de visualizações!

Como esse livro foi parar em minhas mãos?

Antes de qualquer coisa, não é o primeiro livro de um Youtuber que compro, o primeiro foi o livro "Não faz Sentido - Por trás da câmera" do Felipe Neto, e naquela época, livros de biografias de youtubers não eram um hype, comecei a ler e logo abandonei, sentindo que esse não fazia meu tipo de leitura.
Tempo depois, os famosos livros de youtubers estouraram e milhares de livros foram lançados, o que gerou uma grande briga na internet entre fãs contra o povo que achava que os tais youtubers estavam estragando o cenário literário brasileiro, já que os tais livros estavam em praticamente em todas as vitrines.
Eu sinceramente nunca tive uma opinião formada, eu sou fã de milhares de youtubers, tanto que 70% do meu dia em gasto dentro do próprio Youtube, mas eu sempre tive um pé atrás com essa história de livros.
Tá, e como o livro do Authentic caiu em minha mãos? Eu conhece o canal do Marco Túlio há um bom tempo, mas nunca fui a pessoa que parou e assistiu todos os vídeos do canal dele (me perdoa), mas sempre via a simpatia do jogador de Minecraft em vários vídeos onde ele fazia participação, o canal do Tazercraft é um exemplo. Por fim, fui com meu pai ao Supermercado para fazermos a compra do mês, e vagando pela sessões de papelaria e de revistas, encontrei o livro do Authentic. Na hora estranhei, até porque não era muito comum encontrar LIVROS famosos em supermercados, então, refletindo um pouco, conclui que o livro estava lá por conta da aproximação dos dia das crianças, então o Supermercado queria entrar na competição para lucrar com o dia dos baixinhos.
Na hora eu refleti, e cheguei a conclusão que levaria o livro. Um dos fatores que me ajudaram na escolha foi a capa (mas isso é assunto para outro tópico) e também, eu queria dar uma chance novamente para o gênero autobiografia/biografia.
Pronto! Livro comprado. HORA DE LER!

Design (Capa e Miolo)

 O livro, impresso pela PROL Gráfica em papel Offset Lux Cream 90g para o miolo e papel Cartão Triplex 300g para a capa, é uma verdadeira obra de arte. A escolha do autor (ou de quem ajudou a editar o livro) foi muito bem feita, as imagens e símbolos que fazem referência a jogos 8-bits te dá a sensação de ler um livro moderno, exatamente como um livro de youtuber gamer tem que ser. A escolha de fontes é interessante e interativa e a qualidade das fotos do acervo pessoal do autor é incrível (só é uma pena que estejam em preto e branco).
A capa tem um tom de azul atrativo e as imagens de capa resumem o que você encontrará no livro: A história e a vida de um garoto fez dos jogos a sua profissão. A parte genial é esse rosto meio a meio do avatar do canal do Authentic e o rosto do Túlio.




O livro
E finalmente, vamos falar do livro em si. Por se tratar de um autobiografia, não podemos julgar o fator história aqui, até porque ninguém a escolhe a história de vida que quer ter, isso daqui não é The Sims (rs).
Então, vamos falar em como o Marco Túlio conta sua história de vida nas 160 páginas. Pra começar, o livro não é cheio de palavras, ele é bem simples e com uma leitura rápida, suave e fácil, o Authentic se preocupou em contar sua vida de um jeito que seus fãs ( em tese, um publico infanto-juvenil) conseguissem ler sem grandes problemas.
Talvez um ponto que me fez curtir muito o livro e que talvez não agrade muito o pessoal mais clássico, é a comunicação direta em escritor e leitor, com o uso de gírias e até vocabulários que o próprio Authentic usa em seu canal, mas que não afeta em nenhum momento a leitura para aquele quem quer conhecer o Tulião.
O livro é recheado de lições que o Authentic tenta passar para seus fãs, muitas vezes, você até acha que o próprio autor está sentado a sua frente, conversando sobre experiências que ele viveu e que lição ele aprendeu com isso. Isso é um ponto muito forte desse livro também, não é somente a história de um cara que fez um canal no youtube e ficou famoso por isso, é a trajetória de um jovem que buscou realizar seus sonhos e agradece todos os dias pelas pessoas que o ajudaram.
Mas talvez a lição mais importante que o Marco Túlio deixa para os leitores e seus fãs é: SEJA AUTÊNTICO! Seja você mesmo, não importa o que os outros vão dizer. Sonha, viva, compartilhe alegrias e tristezas com pessoas especiais. =D
Outro ponto muitoooo interessante é a tecnologia do livro. Como assim, Star? Já digo. O livro possui alguns links e QR-Codes, e um deles te leva para um vídeo secreto onde o Authentic te agradece por você estar lendo o livro e por fazer parte da história de vida dele. É um jeito genial de aproximar fã de artista, é uma recompensa por você se dedicar minutos ou horas da sua vida para conhecer uma pessoa que tira risos de você todos os dias. Sem contar nas várias perguntas que o autor insere no meio do livro perguntando sobre você e ainda pede que você as escreva no livro, tire um foto e poste em alguma rede social com a tag #LivroAuthentic.

Quem é o Marco Túlio?

Atrás do Authentic, existe alguém que se dedica todos os dias para trazer conteúdo para seus fãs, existe um jovem sonhador que tem seus medos e paixões, existe um garotinho que chegou para seu pai ( apelidado de Pai Authentic pelos fãs ) e disse que queria começar a gravar vídeos de jogos, existe um garoto que se emociona com histórias de fãs e se dedica de corpo e alma para eles. Existe um excelente amigo para todas as horas, uma pessoa firme em suas decisões e por fim.
UMA PESSOA AUTÊNTICA.
Eu quero separar esse espaço para falar também como o Túlio tem amor pelas pessoas que cercam ele, a ponto de deixar espaços para que o pai e os amigos mais próximos falassem um pouco dele. O livro não é só sobre o Authentic, e sim, sobre um todo de pessoas que moldaram o que hoje esse youtuber é.
Não podemos esquecer do amor que ele tem pelo Sheik, ou Sheikão, e pelo Chris, animais de estimação que moram com ele e com o Spok no Apê Muito Louco.
O livro é repleto de fotos da família, amigos, dos pets e das conquistas do Marco Túlio, e isso é muito emocionante e legal da parte dele. =D

Conclusão ( Compromisso: #TamoJuntoSempre)

Para encerrar, quero dizer que minha visão sobre o Authentic mudou, a partir de agora começarei a acompanhar ele mais de perto. É bom saber que o Tulião nunca deixou a fama lhe subir a cabeça, e que sempre manteve a simplicidade e o jeito Authentic de ser. Por fim, quero parabenizar o Authentic pelo sucesso, pelos 6 milhões de inscritos e pelo livro. O livro está mais do que recomendado, não apenas para os fãs, mas para público em geral que queira conhecer mais sobre o Marco Túlio. =D
E para encerrar, quero mostrar que o contrato de Compromisso #TamoJuntoSempre tá assinado, então, vou cobrar, hein?

=D

{ 5 comments... read them below or Comment }

  1. Sobre esse povo que reclama que os livros de youtubers estão "estragando a literatura brasileira" : Eu acho ótimo que os youtubers façam tantos livros, pq por mais que alguns sejam forçados, outros, como esse, são de bom coração, e esses livros incentivam o hábito de leitura que as crianças vão precisar adquirir mais pra frente e como o youtube está servindo como "a televisão" de grande parte das crianças hoje em dia, não há forma melhor de começar a ler do que lendo livros feitos pelos ídolos que essas crianças acompanham!

    E cá entre nós, duvido que você tenha saído do útero lendo Dom Casmurro, Shakespeare ou seja lá o que vc considere culto, então vamos baixar a bola e deixar cada um ler o que gosta? <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Você não merece palmas ,merece Tocatins inteira (Mas com forçado você quer dizer,pessoas de 7 anos fazendo livros e pessoas que fazem o livro sem ler)

      Seria tão interessante se cada pessoa que criticasse um livro de Youtuber indicasse um livro (De preferencia dos anos 2000 até hoje e nacional ) seria tão interessante ... ( Ou se cada pessoa que queimasse o livro fizesse uma resenha como essa )

      Delete
    2. Obrigado husahusahuh ^^ (sim foi exatamente isso que eu quis dizer)

      Né? vai perder tempo falando mal ajuda um pouquinho aí então

      Delete
  2. Cara, eu acho genial os livros que os youtubers de Minecraft estão escrevendo contando histórias que eles vivem/inventam dentro do jogo. Tipo uma fanfic mesmo.
    Eu concordo 100% com a sua opinião mano <3 Acho que criticar é errado, querendo ou não, é um incentivo maravilhoso a leitura. Que continue sempre assim, quanto mais aproximarmos as crianças da leitura, teremos um país muito melhor :33

    ReplyDelete
  3. Exatamente, Rebecca Sugar (e os deuses das outras religiões) te ouça <3

    ReplyDelete

- Copyright © 2014 Aventuras em Kanto - Escrito por Star-chan (Vanessa Navegante) - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -